>São Luis do Paraitinga

>

Minha querida São Luiz do Paraitinga está debaixo dágua.
Encravada no meio da Serra do Mar, entre as cidade de Taubaté e Ubatuba, a cidade de São Luís do Paraitinga abrigava o maior conjunto arquitetônico tombado do estado de São Paulo.
A história da cidade manifesta-se não somente na arquitetura mas também nas festas tradicionais e no modo de vida caipira.
Esta cidade foi cenário de momentos inesquecíveis vividos nas minhas férias da infancia à juventude.
Belas lembranças que serão guardadas para todo o sempre e que água, vento ou que seja, irá apagar da minha memória.

O amanhecer ouvindo o canto dos pássaros, o mugido vindo do curral, do cantar do galo no terreiro, do cheirinho de café feito no fogão à lenha, a canequinha pronta pra tomar o leite direto da vaca, o sopro do vento no final de tarde, as anedotas contadas à beira do fogão …, são imagens, são sons, são sensações presentes na minha mente e no meu coração.
Uma magia indescritível vivido junto à pessoas especiais que me são referência de uma vida de luta, honestidade, de amor e respeito a todos.

A acolhido sempre era algo que me fascinava.
O carinho para com todos, a alegria com a nossa chegada e o choro na nossa partida, a mesa farta, a paciência para escutarem as mais diversas conversas, vinda dos mais diferentes cantos. Com um coração sem tamanho, que a todos acolhiam sem distinção de raça, credo ou posição social. Assim eram essas pessoas que construiu a minha infância, minha juventude e pode compartilhar de momentos importantes da minha vida adulta.
A conduta, os costumes e a moral de um povo simples, mas rico em valores e princípios.
Este mesmo cenário hoje está debaixo dágua.
Muita coisa foi perdida e outras serão difíceis de serem resgatadas.
Mas eu acredito na força, na coragem, na alegria desse povo que não deixa esmorecer nas dificuldades e avançam em direção a reconstruir a sua história, pois enquanto houver vida, reconstruir é o que nos compete.
Que Deus lhes dêem a força, a coragem, a fé e a esperança de dias melhores.

10 comentários

  1. Janeiro 4, 2010 às 6:38 pm

    >Ju amiga,Fico muito triste por saber que tua cidade esta assim, destruida pelas aguas da inundacao. E' muito triste ver o que amamos sendo destruido assim, sem que possamos fazer nada!Espero, ao menos, que nao tenha havido nenhuma vitima fatal… Deixo-te beijos, e muitas flores… os sorrisos virao depois!

  2. Jorge said,

    Janeiro 4, 2010 às 7:38 pm

    >Juli,doloroso a situação da sua cidade.Estamos vibrando que tudo ou quase tudo se restabeleça e que não tenha havido vítimas fatais.Um beijo, de coração!

  3. Sylvia said,

    Janeiro 4, 2010 às 11:13 pm

    >Que pena! Parece um lugar maravilhoso. Espero que tudo corra bem para esse povo! Beijos.

  4. angela said,

    Janeiro 4, 2010 às 11:45 pm

    >É muito triste ver essas coisas destruidas, espero que as pessoas fiquem bem e tenham forças para tocar suas vidas pra frente.Beijos

  5. Janeiro 6, 2010 às 7:24 pm

    >Parabens pelo blog tão lindo.Continue a transmitir os maravilhosos conhecimentos.Muita luz para o ano de 2010.Felicidades!Beijinhos

  6. JAIRCLOPES said,

    Janeiro 7, 2010 às 8:11 pm

    >Lamentavelmente a natureza assume aquilo que o homem lhe subtraiu, e isso traz consequências dolorosas o mais das vezes.

  7. Mary said,

    Janeiro 10, 2010 às 10:06 am

    >O pior de tudo é sabermos que somos responsáveis por tudo que está acontecendo.A interferência humana na natureza teria um preço.Esta é mais uma tragédia já anunciada!Linda cidade!bjs

  8. KG said,

    Janeiro 11, 2010 às 3:57 am

    >Gosto muito de São Luis! Há um tempo, costumava frequentar aquele café (não me recordo o nome) ao lado da igreja; muito bacana!Concordo plenamente com o comentário acima; estamos destruindo o planeta… O mais trágico dessa história toda foi a cidade haver inundado sem que chuva torrencial tivesse caído sobre ela! Isto para vermos tamanho desequilíbrio…Torçamos para que as famílias se reergam!Apesar de tudo, um excelente ano a todos nós!

  9. JAIRCLOPES said,

    Janeiro 11, 2010 às 1:54 pm

    >Aproveito para recomendar o blog: http://www.seteramos.blogspot.com lá você encontra um excelente texto em homenagem a Grabriela Mistral. Vale a pena ler.

  10. Jorge said,

    Janeiro 13, 2010 às 1:31 pm

    >Julite ofereço, com carinho, o selo "Este blog é uma maravilha!"Um beijo!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: