>A Sabedoria de Aprender

>

Roberto Shinyashiki
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Uma das perguntas mais freqüentes que alguém faz a si mesmo é: por que estou enfrentando este problema?

Infelizmente, a maioria das pessoas encontra a resposta do modo errado: culpando o outro. A culpa é do chefe, do companheiro, dos pais, do empregado.
Mas o outro nunca é a razão de seus problemas.

Se você não aprender com a dificuldade, vai repeti-la ao infinito.

Vai trocar de emprego, de companheiro, de empregados, mas, quando perceber, trocou as pessoas e o problema continua o mesmo, e se repete.
Os problemas são oportunidades de aprendizado e, quando perdemos essa lição, toda dor que sentimos se torna inútil. Lembre-se: para todo problema existe solução.

Aliás, essa é uma boa definição: problema é um acontecimento que vem sempre acompanhado de solução. Quando você não tiver uma solução, será necessário definir qual é o problema.
Por exemplo: você descobre que não tem dinheiro para pagar as contas.

Está bem, não ter dinheiro é um problema, principalmente se os credores estão lhe cobrando e os juros aumentando.

A solução provavelmente se inicia com o corte de gastos, continua com uma negociação com os credores e alguma ação para ganhar mais dinheiro. No final, extraiu-se um aprendizado de uma situação que parecia ter apenas um lado negativo.
Perceba tudo o que você pode aprender em uma situação assim:

· Aprender a gastar de acordo com seus rendimentos;

· Aprender a ser humilde para negociar com os credores;

· Aprender a ganhar mais.
A solução sempre existe!

E, na maior parte das vezes, a pessoa sabe qual é. O difícil é ter a coragem de pô-la em prática. Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade.

Aprender em geral é destruir uma visão e construir uma nova perspectiva.
E, principalmente, tenha certeza de que o problema será resolvido.

Se você tiver alguma dúvida disso, pense: se você morresse agora, qual seria a evolução do problema? Percebeu? Ele de alguma maneira se resolverá.
A única coisa que não funciona é jogar no outro a responsabilidade por suas dificuldades.

O ódio bloqueia a criatividade e só piora as coisas.

As pessoas que chamamos de inimigos são os melhores mestres que a vida nos oferece para nos ajudar a aprender as lições que nos farão crescer.

Elas nos mantêm acordados para podermos evoluir.

Perceba que, depois que você resolve uma dificuldade, fica até agradecido por essa pessoa ter lhe ensinado uma lição.

“Perdoar é descobrir que você não tem razão nenhuma para perdoar; é apenas viver o aprendizado.

Isso só acontece quando você aproveita a oportunidade para crescer”.
Se você carrega ódio de alguém, pense na lição que você tem a aprender com esse alguém e sua vida será muito melhor.
Se você tem muitos problemas, pense na lição que você tem a aprender com esses problemas e sua vida será muito melhor.
Aliás, sabe por que você tem tantos problemas? Pela simples razão de estar vivo. Pela simples razão de ter muito ainda por aprender.
Se você está passando por um problema, pode ficar tranqüilo: ele não será o último nem o pior.
“Roberto”, você pode perguntar, “vai me acontecer um problema pior do que este pelo qual estou passando?”
Com toda certeza. Você já notou que o problema que estamos enfrentando no momento é sempre o pior? Quando você olha para trás, certamente vê que já teve problemas muito maiores, mas a angústia do momento presente é sempre a pior.
Viver é enfrentar desafios, pois a função da vida é o aprendizado. Eu tenho um jeito de lidar com as dificuldades que me ajuda muito. Quando estou no meio de uma situação difícil, procuro afastar todas aquelas emoções que poderiam me angustiar e digo a mim mesmo: “Roberto, não faça drama! Isso é somente um exame de uma matéria em que você foi reprovado. Estude, se dedique e passe de ano”.
Os problemas são matérias que temos de aprender.

Mantenha a cabeça tranqüila e procure aprender rápido a lição, para poder passar de ano. Se não aprender a lição, a vida sempre trará os mesmos problemas de volta para que você possa evoluir o mais rápido possível.

E não se esqueça: os problemas são sempre do seu tamanho. Como disse o poeta Adoniran Barbosa, “Deus dá o frio conforme o cobertor”. A solução está sempre dentro de você. Analise a situação, peça ajuda a um amigo e concentre sua atenção na solução do problema. Mais cedo ou mais tarde, inevitavelmente, você encontrará a solução. E nesse dia vai descobrir que se tornou um pouquinho melhor como pessoa.

Uma dica fundamental: nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
O mal é como chuva de granizo: faz muito barulho, às vezes machuca, mas passa logo. Já o nosso aprendizado, não. Ele é eterno.

6 comentários

  1. Fevereiro 25, 2010 às 2:42 pm

    >Olá… Tudo bem??Gostei da postagem!Tenha um dia abençoado, cheio de paz, alegria e muito amor!!!Grande abraço!

  2. Fevereiro 25, 2010 às 3:05 pm

    >Oi JoelitonObrigada pela visita e tenha também um dia de muita luzUm grande abraçoJulimar

  3. Uman said,

    Fevereiro 25, 2010 às 4:45 pm

    >Juli, Amiga da eternidade,Antes quero te agradecer pelas lindas palavras no meu cantinho.Quanto a este texto, acho brilhante a colocação do Shinyashiki.Passamos tanto por situações na vida como colocado por ele, e ainda temos dificuldades de lidar com isso. Mas sempre importante esta alerta para tomarmos consciência de vez e aperfeiçoarmos o caminho que estamos construindo.Meu Anjo, mais uma vez obrigado!!Beijo,Jorge

  4. Fevereiro 25, 2010 às 6:20 pm

    >Meu querido amigoA vida nos oferece exatamente aquilo que precisamos pra evoluirmos em carater, em dignidade, em respeito e obediencia as leis divinas. Necessitamos encarar as dificuldades de frente para que sejamos fortes suficientes para novos desafios. Faz-se necessário aprendermos a lição que a vida nos oferece dia a dia agradecendo as estas oportunidades Um grande beijo e obrigada pelo carinho de sempreMuita luzJulimar

  5. Fevereiro 25, 2010 às 10:27 pm

    >É verdade. Aprendemos muito com as adversidades da vida e com aquelas famosas "malas" que aparecem no nosso caminho.Beijo grande.FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER… deseja uma boa noite para você.Saudações Florestais !

  6. Fevereiro 26, 2010 às 8:45 am

    >Oi querida SilvanaRealmente, na vida temos que carregar umas malas muito pesadas (rsrsrs), mas eles tem muito a nos ensinarUm grande beijoJulmar


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: